PIPA BRASEY

PIPA BRASEY, CANTORA BRASILEIRA COM CARREIRA INTERNACIONAL.

A principal representante do samba na Europa e uma das maiores intérpretes do samba e da bossa nova no Brasil, ela encanta por onde passa com o seu talento, charme e elegância. Nos seus 30 anos de carreira na música, já conquistou uma legião de fãs pelo Brasil e pelo mundo.
Nascida e criada em São Paulo e filha do cantor e músico Florentino, artisticamente chamado de “Tino Teixeira”, seu pai foi o grande responsável pela sua introdução na música, que também foi músico e o seu maior apoiador durante toda a sua vida.

Sua carreira artística foi marcada por grandes apresentações nas casas de shows em São Paulo, como O Beco, O Palladium, O Vila e a Choperia Bier Halle. Após anos de carreira no Brasil, decidiu levar a música brasileira para o mundo, com apresentações na Argentina, Venezuela, Bolívia e com passagem também pelo Japão.

Para ela, os sonhos não têm fronteiras, o que a levou a se mudar para Europa para se dedicar a sua carreira, onde passou pela Itália, França, Espanha, Londres, Áustria e Suíça, onde vive há mais de 30 anos.Na Europa, fez um lindo trabalho ao lado de Hans Donner e a eterna “Globeleza”, Valéria Valenssa, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil (o lançamento do Relógio 500 anos).
Em 2016, foi premiada pelo segundo ano consecutivo com o troféu Destaque Europa, como reconhecimento da sua carreira e de toda a sua jornada fora do Brasil. Sempre homenageada dentro das comunidades e escolas de samba, Pipa já fez participações especiais em shows de grandes artistas da música brasileira, como o de Alcione, durante uma visita a Portugal.

Além do samba e bossa nova, o seu coração também bate mais forte com o carnaval, Uma das primeiras vozes femininas a fazer parte do carro de som da escola de samba Portela, onde desfila há mais de dez anos Pipa é convidada especial nas Feijoadas da Família Portelense, ao lado também da velha guarda.

Numa de suas visitas ao Brasil, Pipa realizou algumas participações especiais com parceiros do samba, no Rio Scenarium e Carioca da Gema, e em outubro de 2019, foi agraciada no Cacique de Ramos, recebendo o diploma de Cantora Sambista.
Em 2020 realizou um show especial “Pipa em Ritmo de Samba”, no Baródromo, tradicional bar no Rio de Janeiro, onde contou com a participação especial de Gilsinho, Tia Surica, Wantuir e Nilze Carvalho.
Neste mesmo ano, foi homenageada em plena Sapucaí, onde recebeu o título de Madrinha do Carro de Som e desfilou ao lado dos intérpretes da Escola de Madureira, cantando o samba “Guajupiá, Terra sem Males”.


Durante a pandemia COVID-19, Pipa seguiu a tendência das lives e continuou em contato com a classe artística de todo o mundo. Realizou a live “De Corpo e Alma” com o lançamento do seu single “Pode Chorar”, composição de sua autoria, que foi transmitido também pelo canal Fita Amarela.
Em 2021 iniciou um projeto de lives em seu Instagram, onde recebeu grandes nomes da música popular brasileira, como Jorge Aragão, Xande de Pilares, Leci Brandão, Sandra de Sá, Dudu Nobre, Bira Presidente e Zezé Motta. Neste mesmo ano, lançou o seu EP. Forte e Ascendente com duas músicas autorais; “Pode Chorar” e “Forte e Ascendente”, com releitura da música “Sangrando” de Gonzaguinha.

Em maio, foi homenageada pelo site Carnavalesco como a cantora que mais levou a música popular brasileira pelo mundo a fora.
Tornou-se embaixadora do projeto de Pré Vestibular Social, que leva o nome da Baluarte Mangueirense, Dona Zica, ao lado da atriz Fernanda Montenegro que é madrinha do projeto.

Com uma importante rede de contatos na Europa, Pipa foi a primeira brasileira a gravar no Abbey Road Studios, um dos estúdios mais famoso do mundo, onde foi gravada a música All You Need is Love, da banda The Beatles, juntando-se ao seleto grupo de artistas brasileiros, como Roberto Carlos e a banda de rock Skank.

Neste lugar especial, Pipa gravou a música “Retalhos de Cetim”, canção do grande cantor e compositor Benito di Paula. Canção esta, que tem grande importância na vida de Pipa, pois volta a grandes memórias com o seu amado pai.

No carnaval de 2022, desfilou mais uma vez ao lado de Gilsinho como voz do carro de som da portela. Neste mesmo ano e no ano anterior, o carro de som ganhou o Estandarte de Ouro na premiação especial do carnaval.

Já na Europa, Pipa também teve destaque no Carnaval de Lausanne, em Ouchy, onde já desfila há mais de 10 anos e no Carnaval de Londres, onde brilhou com o seu querido amigo Wantuir, representando a Paraíso School of Samba. Outro desfile que também marcou presença foi no Carnaval de Paris, na Champs-Elysées, ao lado de Wantuir e Vic Tavares, representando a Azulinha sempre como voz no carro de som das agremiações. Em agosto 22 realizou mais um sonho.

Como reconhecimento de todos estes anos difundindo a música brasileira na Europa, Pipa recebeu o título de Embaixadora Artística e Cultural da cultura brasileira em Zurique, pelo CEBRAC, Centro Brasil Cultural, na Suíça.

Em agosto 2022, realizou o seu grande sonho na vida artística e produziu o seu primeiro DVD Só Canto e lançou em suas plataformas digitais, que tiveram participações especiais, como Gilsinho, Chacal do Sax, Wantuir, Bianca, rainha de bateria da Portela, Luíz Felipe, intérprete da Vai-Vai e a Bateria da Vai-Vai. Produzido por David Cabral com quem trabalha já alguns anos, este projeto já possui milhares de visualizações, onde reúne uma multidão de fãs a cada música lançada.

Em setembro, se apresentou no Brazilian Day em Zurique, onde reuniu dezenas de brasileiros para matar a saudade do samba, num evento maravilhoso, que uniu o que o Brasil tem de melhor: a comida, a música e a cultura brasileira.